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A evolução das Redes Sociais nas empresas e a sua importância no mercado imobiliário em Portugal

Com a evolução do digital, as redes sociais têm sido uma ferramenta de grande pertinência no meio social, como também no meio profissional. As redes sociais são uma das ferramentas de comunicação mais importantes porque é através destas que as empresas se relacionam com os profissionais do setor e contactam com os seus clientes e/ou potenciais clientes. Ao tomarem partido das vantagens das redes sociais e por conseguirem extrair as informações necessárias sobre os mesmos, podem criar uma estratégia segmentada para cada um dos grupos e analisar os seus concorrentes no mercado.

 

Em Portugal, segundo o Data Reportal, no estudo Digital 2023: Portugal, o número de utilizadores de social media em Portugal no início do ano era cerca de 8 milhões. No que diz respeito aos telemóveis, houve um aumento de 7.2%, estando cerca de 17 milhões de portugueses a usar este dispositivo. De frisar a possibilidade de cada indivíduo poder utilizar dois ou mais telemóveis para uso pessoal ou profissional. À vista disso, gastam em média 2h30 por dia nas redes sociais. Conclui-se que, quer queiramos ou não, estamos sempre dependentes de pelo menos uma rede social, através de qualquer dispositivo móvel. Estas plataformas digitais são dominadas pelo género feminino, à exceção do LinkedIn, que é dominado por mais de 52% pelo género masculino.

 

Fazendo agora algumas observações sobre as redes sociais mais utilizadas no nosso país, começo pelo famoso Facebook. Mas, afinal não passou de moda? Apesar de muitos pensarem que a rede de Mark Zuckerberg passou à história, esta rede continua a crescer tanto em Portugal (quase 6 milhões de utilizadores), como no mundo, sendo a rede líder com 2740 milhões. Para além de criar conexões entre amigos e famílias, através de grupos, tem tido uma evolução a nível empresarial e comercial, sendo considerada a plataforma ideal para o negócio B2C (Business-to-Consumer). Independentemente do WhatsApp ser a rede comunicacional mais utilizada, o Facebook Messenger abrange 1300 milhões de utilizadores em todo o mundo. Em Portugal diminuiu 4,2% face ao ano anterior, tendo atualmente 4.60 milhões.

Enquanto o Facebook lidera a nível mundial, o YouTube lidera a nível nacional tendo aumentado num ano 2.2%. Com mais de 7 milhões de portugueses fidelizados, é a ferramenta ideal para construir uma estratégia completa de marketing. O vídeo ao atrair todas as camadas da sociedade, abre caminhos para o progresso de cada empresa no digital.

A nível global, o WhatsApp surge no terceiro lugar com 2000 milhões de utilizadores, mas em Portugal lidera sobre o Facebook com cerca de 89% de portugueses. A taxa de abertura das mensagens é de 98%, sendo um indício para que as empresas tirem partido desta plataforma de fortalecimento social e comercial. Com a criação em 2018 do WhatsApp Business, as empresas têm ainda mais hipóteses em estarem interligadas com os seus clientes e de criarem uma estratégia de social media marketing. Esta recente aplicação já conta com mais de 200 milhões de utilizadores.

A rede social Instagram destaca-se com 1221 milhões mundialmente e em Portugal com cerca de 5 milhões. É uma plataforma equivalente a um álbum de fotografias, sendo a mais utilizada entre os jovens pela acessibilidade em criar posts, mas principalmente na criação de stories. A nível empresarial, os stories têm a missão de persuadir consumidores e gerar tráfego para a loja online. As empresas não podem deixar de privilegiar as #hashtags e os “call to action” nas publicações, pelo motivo que as interações, ou seja o engagement que as mesmas obtêm, serem de grande importância para o seu desempenho digital.

 

A rapidez e a acessibilidade no mundo dos negócios são as palavras-chave. Graças ao Meta Business Suite, as empresas têm a possibilidade de gerir todas as atividades, criar anúncios e ainda publicar ou agendar um só conteúdo, tanto no Facebook, no Instagram e no Messenger ao mesmo tempo.

 

A grande tendência das redes sociais tem sido o Tik Tok. Ganhou adeptos durante a pandemia, abrangendo agora 689 milhões em todo o mundo e mais de 3 milhões em Portugal. Cresceu exponencialmente 14,5%, desde o início de 2022. Apesar da imagem de descontração e leveza que a rede social transmite, as marcas podem aproveitar estas vantagens e desafiar os seus consumidores através de campanhas. Uma outra vantagem do Tik Tok é ser uma rede social barata, pois não possui a ferramenta dos anúncios.

O X (Twitter) teve um crescimento de 35.7% de utilizadores de Internet em Portugal, algo que se traduz em perto de 2 milhões de contas ativas no nosso país. Os 280 caracteres limitam as publicações, visto que quem as usa, interessa-se em ser rápido, conciso e “tweetar” no momento. Para além de informar e de estar muitas vezes ligado à área da política, o X (Twitter) é ideal para relações comerciais entre marca e cliente. Trata-se de uma plataforma importante para negócios B2B (Business-to-Business), mas também para B2C (Bussiness-to-Consumer).

A plataforma profissional LinkedIn conta com mais de 645 milhões de utilizadores em todo o mundo, sejam eles estudantes, clientes ou empreendedores. É a rede social que as empresas mais usam pelo simples facto de divulgarem ofertas de trabalho, contratar trabalhadores e visualizarem o currículo de cada um dos candidatos. Em Portugal, conta com mais de 4 milhões, tendo evoluído cerca de 7.5% face ao ano anterior.

 

De evidenciar ainda, a importância das ferramentas de anúncios que cada rede social tem. O Facebook Ads, o Instagram Ads, o LinkedIn Ads, o Whatsapp Ads, possibilitam a criação de anúncios segmentados, com o intuito de privilegiar o alcance e a interação com os clientes e, ainda gerar tráfego para o site e para as restantes plataformas.

 

Aliando o já mencionado ao mercado imobiliário em Portugal, as redes sociais e toda a performance do marketing digital tem um peso fundamental no setor imobiliário, não fosse logo à partida um dos meios de pesquisa para qualquer ativo.

Começamos pelo básico, ter um site ou pelo menos uma landing page fortalece a credibilidade da marca e expõe de forma imediata e simples as principais características dos empreendimentos.

As redes sociais permitem que corretores e agentes imobiliários alcancem um público amplo e diversificado. Ao criar perfis profissionais em plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, podem partilhar listagens de imóveis comerciais, detalhes de propriedades disponíveis, fotos e vídeos, atraindo assim a atenção de potenciais compradores e arrendatários.

Além disso, as redes sociais também permitem uma interação direta e imediata com os clientes. Comentários, mensagens e chats facilitam a comunicação e o esclarecimento de dúvidas, tornando o processo de negociação mais ágil e eficiente. Outro benefício mencionado acima, mas que no mercado imobiliário ganha mais peso, é a possibilidade de segmentação de público-alvo. Através de anúncios pagos, é possível direcionar campanhas específicas para pessoas e/ou empresas interessadas em imóveis comerciais/particulares em determinada localização ou nível de preço.

 

Por fim, as redes sociais funcionam como um testemunho para o depósito de depoimentos e avaliações positivas de clientes satisfeitos, o que nos permite construir uma reputação sólida e aumentar a credibilidade das empresas mediadoras imobiliárias.

 

Artigo de Opinião de Neuza Ferreira – Marketing Assistant, publicado na Vida Imobiliária no dia 23 de Agosto 2023

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