No âmbito da nossa parceria estratégica com o BNP Paribas Real Estate, partilhamos o relatório European Property Market: Outlook H1 2023.
Destacamos alguns dos principais pontos da análise feita por Samuel Duah, Head of Real Estate Economics, do BNP Paribas Real Estate:
- 2022 foi um ano tumultuoso para a economia global e o mercado imobiliário europeu. O clima predominante agora é de otimismo cauteloso, já que os mais recentes dados macroeconómicos são encorajadores. A visibilidade da inflação – e, portanto, das taxas de juros – melhorou para 2023, alimentando a esperança de que a desaceleração da atividade económica seja menor do que se temia no segundo semestre de 2022.
- Prevemos uma reavaliação contínua no mercado imobiliário em 2023, mas o pior pode ter ficado para trás. Além disso, o reposicionamento dos preços será mais diferenciado dentro dos setores com mudanças estruturais em curso. Por exemplo, vemos uma polarização acelerada entre o desempenho de ativos primários e secundários impulsionados pela sustentabilidade. Na logística, o mercado ocupacional continua resiliente, mas o mercado de investimentos continua abalado com o aumento considerável do custo da dívida.
- Estas diferenças nas perspectivas para cada setor individual, podem levar os investidores a reponderar as suas carteiras de ativos.
Faça o download do relatório European Property Market: Outlook H1 2023 e saiba mais sobre a visão atual e as previsões para os próximos anos, respeitantes às métricas dos diferentes mercados e setores na Europa.