Fale connosco

Fale connosco

(+351) 217 99 99 60

worx@worx.pt

O impacto da sustentabilidade: como quantificar, reportar e incorporar o ESG nas operações imobiliárias?

Silvia Dragomir
Silvia Dragomir              Head of Research for Real Estate & Sustainability

Existem diversas formas de incorporar o ESG nas operações imobiliárias. No setor, as formas de definir objetivos e indicadores têm passado, para já, pela adoção de certificações de sustentabilidade (LEED, BREEAM e WELL) nas estratégias dos ativos, onde reside a maior parte do impacto.

O framework ESG alinhado com standards internacionais garante o cumprimento dos critérios, a adoção de metodologias comprovadas, a comparabilidade dos resultados e o compromisso transparente das entidades. Ainda assim, as certificações devem estar enquadradas numa estratégia holística, que vá além dos requisitos legais e orientada para o fim último: a criação de valor sustentável para a sociedade.

O trabalho neste campo deve começar ainda antes do início da construção e desenvolvimento dos projetos imobiliários. Isso permite que não se condicione a performance futura do ativo, uma vez que há uma parte substancial das emissões relacionada com os materiais de construção, que vão libertando emissões ao longo da sua vida útil (estrutural), que acresce às emissões decorrentes da utilização do edifício (operacional).

No relatório REvolution – An ESG roadmap for Real Estate, uma parceria entre a Worx, a PwC, a Átomo Capital Partners e a CCR Legal, concluímos que 43% dos players do mercado de escritórios monitoriza as emissões operacionais e apenas 25% as estruturais. Há ainda um complexo caminho a percorrer para incorporarmos o ESG nas operações imobiliárias, mas os primeiros passos estão dados e, com este relatório, sentimos que as empresas estão empenhadas em fazer mais e melhor, no caminho da sustentabilidade imobiliária.

Artigo de opinião de Sílvia Dragomir – Head of Research for Real Estate & Sustainability, publicado na Edição 239 da revista Vida Imobiliária de janeiro / fevereiro 2023.

Subscreva a nossa newsletter
e receba sempre os nossos reports em primeira mão!​

Eu concordo com os Termos & Condições *

Pesquise Notícias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email