A parceria entre as duas entidades foi reforçada através de um serviço de consultoria, arquitetura, gestão e execução de obra, para mais um piso de 570m2, no edifício Fontes Pereira de Melo 14.
A Aquila Capital acaba de reforçar a sua presença em Portugal, com a implementação de mais um piso, no edifício Fontes Pereira de Melo 14, situado no coração da cidade de Lisboa.
O novo espaço com 570m2, foi pensado de raiz pela DONE Design To Build, empresa de arquitetura da Worx Real Estate Consultants. No âmbito da sua estratégia de One Stop Advisor, a equipa de Agency da Worx assessorou a Aquila Capital na escolha deste novo espaço, tendo a DONE Design To Build ficado responsável por todo o projeto de consultoria, fit out, assim como a gestão e execução das obras. Num serviço único chave-na-mão, a DONE foi também intermediária entre a Aquila Capital e o proprietário do edifício, o que permitiu otimizar custos e prazos na execução do projeto.
A multinacional alemã, que atua no setor dos investimentos alternativos e da gestão de ativos imobiliários, há mais de 20 anos, tem vindo a aumentar a sua equipa em Lisboa. Dois anos depois de se ter instalado em Lisboa foi necessário adequar o espaço à nova realidade, tendo como principal objetivo o bem-estar de todos os colaboradores.
Mafalda Carvalho, arquiteta da DONE Design To Build, salienta “O projeto da Aquila Capital foi bastante desafiante. Sendo o segundo escritório da empresa em Lisboa, no mesmo edifício, houve uma grande necessidade de explorar o que já havia sido implementado, mas, ao mesmo tempo, inovar, criando soluções ao encontro da maior tendência da nossa época, que é priorizar os colaboradores e o seu bem-estar. Ass
im, o Look & Feel Homey, aliado à sustentabilidade, foram as principais abordagens no desenvolvimento deste projeto. Deu-se primazia a zonas de well-being e ao recurso a materiais ecologicamente sustentáveis, respeitando assim na perfeição o ADN da Aquila e o seu posicionamento no mercado”.
A génese da conceção espacial deste novo escritório foi a criação de um grande núcleo central – zona de bar e lounge – caracterizado pela luz intimista, pelo recurso à vegetação, às madeiras, ao mobiliário “de estar” e zonas de trabalho informal, transpondo os colaboradores para um ambiente homey, em contraponto com a área envolvente, onde se situam as salas de trabalho convencionais. Um espaço singular que promove o encontro, a partilha e o convívio, entre os diferentes pisos e departamentos.
A DONE deu também resposta a uma nova tendência “nice to have”: a “recovery room”, onde os colaboradores podem fazer pequenas pausas ao longo do dia, que lhes possibilitam recuperar energia. Uma sala propositadamente pintada de azul, que permite ao colaborador que conecte um dispositivo para ouvir a música da sua preferência e que está decorada com constelações feitas com pontos de luz, onde a constelação em maior destaque é a Aquila.
Katharina Pohlner, Organization Manager da Aquila Capital, salientou a satisfação com o resultado: “Tivemos novamente a oportunidade de trabalhar com a DONE e a WORX e esta parceria superou as nossas expectativas de várias formas. Cada etapa da gestão do projeto foi altamente profissional e não poderíamos pensar em uma empresa mais profissional e adequada para atender a todas as exigências que nos foram feitas a nível internacional, com sucesso”.
A implementação de um projeto sustentável também esteve no top of mind da DONE, considerando também todo o ciclo de vida do escritório, a longo prazo. Foram sempre privilegiadas marcas portuguesas, destacando-se a utilização do burel, que foi aplicado nas carpintarias – phoneboots; meetings points; bancos corridos, entre outros elementos. O candeeiro instalado na receção (peça exclusiva e única) foi produzido à mão num atelier no Porto, optou-se pela utilização de mobiliário feito em materiais reciclados, como redes piscatórias, e, adicionalmente, foram escolhidas tintas certificadas e absorventes de carbono, melhorando assim a qualidade do ar do novo escritório.
O mercado oferece cada vez mais soluções com menor pegada ambiental e um dos critérios de eleição passou pela seleção de materiais de construção e mobiliário mais verdes. Uma tendência mundial e preocupação transversal em todos os projetos da DONE Design to Build.
28 de fevereiro de 2023