Fale connosco

Fale connosco

(+351) 217 99 99 60

worx@worx.pt

Lançamento dos Outlook Q1 2023

Concluído o primeiro trimestre de 2023, a Worx Real Estate Consultants lança os primeiros relatórios Outlook Q1 2023, sobre o Mercado de Investimento em Imobiliário Comercial em Portugal e sobre o Mercado de Escritórios em Lisboa, com uma análise detalhada do primeiro trimestre de 2023.

Nestes Outlooks é feita uma retrospectiva do trimestre fechado e, também, das perspectivas de futuro. Alicerçados no profundo conhecimento dos nossos departamentos de Research, Capital Markets e Agency, traçam-se ilações sobre as forças macroeconómicas, o comportamento dos players e a atratividade do setor nesse contexto.

 

Assim sendo, a nossa análise do primeiro trimestre de 2023 e a nossa perspectiva de mercado sobre as tendências que irão caracterizar o imobiliário comercial nos próximos tempos destaca:

  • A economia portuguesa deverá crescer nos próximos 3 anos em linha com a média dos últimos 5 anos, 1,9% de acordo com o Banco de Portugal. Os principais riscos negativos para a atividade incluem o impacto da normalização da política monetária, o aumento das fricções nos mercados financeiros e a escalada do conflito na Ucrânia.

 

  • No primeiro trimestre de 2023 investiram-se €240 milhões em imobiliário comercial, destacando-se um portfólio de supermercados no valor de €150 milhões. A abordagem apontada para os investidores de “esperar para ver” foi confirmada e o levantamento de capital está a diminuir, com impacto expectável no volume de investimento esperado para o final do ano. O mercado está a mover-se gradualmente para um mercado mais comprador, com os investidores a precisarem de definir as suas expectativas de retorno a fim de chegarem a um acordo com os vendedores sobre o “teto” de preços, bem como diversificar as suas opções de financiamento para que os negócios sejam concluídos.

 

  • No primeiro trimestre de 2023 foram transacionados 19.900 m2 de escritórios na Grande Lisboa. Espera-se que a absorção de escritórios abrande em 2023 após ter atingido um pico histórico em 2022, mantendo, mesmo assim, um bom nível de procura acima da média dos últimos 5 anos com base na entrada de novas empresas no mercado e na expansão dos flex offices. Prevê-se que as forças macroeconómicas também terão impacto no mercado de escritórios, mas com um desfasamento temporal e um impacto reduzido em comparação com outros sectores.

 

Consulte os relatórios completos em: Outlook Q1 2023 – Mercado de Escritórios de Lisboa e em Outlook Q1 2023 – Investimento em Imobiliário Comercial.

Subscreva a nossa newsletter
e receba sempre os nossos reports em primeira mão!​

Eu concordo com os Termos & Condições *

Pesquise Notícias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email