O estudo Teletrabalho em Portugal: desafios e oportunidades do futuro, desenvolvido pela Worx Real Estate Consultants em parceria com a Gi Group Holding, tem como objetivo compreender o impacto do teletrabalho nas pessoas e nos espaços de trabalho, fornecendo insights valiosos sobre o verdadeiro papel dos escritórios no futuro do mundo do trabalho, assim como do seu impacto na vida das pessoas e da cultura organizacional.
Ambicionando traçar um panorama claro de um mercado em transformação, esta investigação teve por base a resposta a um questionário que contou com mais de 160 respostas de gestores e decisores de empresas dos mais diversos setores de atividade, e foi complementado com dados de mercado e fontes públicas.
A maioria dos inquiridos reconhece vantagens no teletrabalho, especialmente ao nível da flexibilidade e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
No entanto, surgem também desafios significativos, como a diminuição da ligação à cultura da empresa e dificuldade na interação entre equipas.
Apesar da crescente digitalização, os espaços de trabalho continuam a ser vistos como fundamentais para promover a colaboração, reforçar a identidade organizacional e contribuir para o bem-estar dos colaboradores.
Começa a destacar-se um modelo híbrido mais estratégico, com os escritórios a assumirem um novo propósito— mais sociais, colaborativos e adaptados à identidade e visão estratégica de cada organização.
Os resultados são claros e demonstram a importância de uma abordagem integrada entre gestão de pessoas e gestão de espaços de trabalho, com soluções flexíveis, humanas e orientadas para o futuro.