Residencial
A crescente visibilidade internacional de Portugal enquanto destino turístico e a criação dos vistos Gold em 2012 trouxeram um grande investimento internacional para Portugal, nomeadamente em produto residencial.
A recuperação da procura, o aumento dos preços de venda e a criação de benefícios fiscais para estrangeiros trouxe a necessidade de desenvolver produto novo e criou inúmeras oportunidades de reabilitação no centro das cidades, principalmente para classe alta. Apenas mais tarde, com a falta de produto mais acessível para a classe média, houve um enfoque maior na promoção de construção nova de raiz.
Uma das maiores dificuldades dos promotores reside na demora dos processos de licenciamento, o que tem provocado um desfazamento persistente entre a procura e a oferta. Como tal, face à escassez de produto residencial e expectativa de maiores dificuldades no acesso a crédito à habitação por parte ds famílias, há cada vez mais interesse em desenvolver soluções de arrendamento de raiz (BTR – Built to Rent) para a classe média, o que trouxe a emergência da discussão do mercado de arrendamento (PRS – private rented sector).
Para mais informações, consulte os nossos estudos de mercado ou entre em contacto connosco.
Fonte: SIR
Áreas de Conhecimento em Research
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